Por volta do ano de 1969, a irmã Onélia conheceu o Senhor Jesus através do Missionário Antônio Benitez. Seu esposo, quando ainda não conhecedor da Palavra, viu a Glória do Senhor manifesta em sua vida através de dois milagres de cura. A partir desse momento, Onélia teve o privilégio de ver seu marido Celso Pinhata e seus filhos, Celso Jr e Sérgio, se converterem ao evangelho, passando a frequentar a Igreja Primitiva de Jesus no Brasil, cujo dirigente era o Pr. Antônio Gonçalves dos Santos. Dentre seus obreiros, estavam o Missionário Antônio Benitez e o irmão Manoel de Oliveira que, juntos, realizavam cultos de evangelismo nos lares.
Logo após a conversão, a família, que ainda morava de aluguel, fez um voto em seus corações de abrirem a porta do seu lar para cultuar ao Senhor quando Ele os abençoasse com a casa própria.
Em 1972, inicia-se um culto semanal no lar da Família Pinhata. A “salinha”, como ficou conhecido o espaço, recebia vizinhos e irmãos da Igreja com o intuito de louvar e honrar ao Senhor. O local foi marcado por inúmeras conversões, manifestações de cura, libertação e batismos no Espírito Santo.
A dedicação e o comprometimento do casal chamou a atenção do Pastor Antônio Gonçalves que, em meados de 1974, ungiu Celso a Pastor, transformando o lar da família em filial da Igreja Evangélica Primitiva de Jesus no Brasil.
O culto na Rua Joaquim Maria, 195 foi tomando proporção e a sala da casa já não era capaz de abrigar a quantidade de irmãos e irmãs que vinham para prestar culto ao Senhor. Pouco tempo se passou e Celso sentiu o desejo de construir, no mesmo terreno em que morava, um pequeno salão para que os cultos pudessem acomodar o crescente número de irmãos que passaram a formar parte do Corpo de Cristo.
Não passou muito tempo e o salão também ficou pequeno. Nesse momento, a Família Pinhata decidiu construir, mais uma vez com recursos próprios, um salão maior, na parte superior do terreno, mas, para que isso se concretizasse, foi necessário demolir a casa da família para erguer o novo espaço, que serviu de local de adoração até meados de 1992.
Durante os quase 20 anos que as portas daquele lar permaneceram abertas para abrigar a Casa do Senhor, houve muitas lutas e inúmeras vitórias concedidas por intermédio de Jesus Cristo nosso Senhor.
Em 1988, por um consenso, a igreja Sede concedeu a emancipação da filial, o então Evangelista, Antônio Carlos Rosa, foi ungido ao Pastorado e um novo capítulo da obra do Senhor passou a ser escrito na igreja que nasceu na salinha, bem como na vida daqueles que a acompanhavam. Passamos a não ser mais filial da Igreja Primitiva de Jesus no Brasil e fundava-se a Igreja Cristã Renascente, com os mesmos propósitos edificados na palavra de Deus, um novo direcionamento e sob presidência do Pastor Celso Pinhata.
Neste novo capítulo, iniciou-se uma campanha de captação de fundos para aquisição de um lugar onde seria edificado o novo templo de adoração ao Senhor. O acordo de compra requeria a entrada de 50% do valor e o restante deveria ser pago no prazo de 30 dias. A igreja inteira se mobilizou e os pastores Celso e Antônio Carlos comprometeram-se a vender seus próprios veículos a fim de saldar o compromisso assumido caso não fosse possível arrecadar todo o valor necessário.
Jovens, adultos e crianças, num ato de fé, ofertaram com alegria seu tempo e recursos a fim de contribuir com a tão sonhada compra do terreno que viria a abrigar a sede da Igreja e dos materiais necessários para a construção. Foram muitos finais de semana, repletos de contagiante comunhão, ocupados com o preparo de cantinas e almoços e na confecção de guardanapos, tábuas xilogravadas e trabalhos manuais. O Senhor muito abençoou e moveu os corações inclusive de pessoas que não O conheciam, sendo o valor residual ofertado por um único homem, sob condição de nunca ser identificado.
Após a compra terreno, iniciou-se uma nova batalha: a construção do templo. Os dias passaram a ser investidos no canteiro de obra, tendo o Pastor Celso como pedreiro e voluntários que se revezavam para auxiliar na construção. Deus, com sua bondade, enviou um engenheiro para monitorar e direcionar o andamento da obra, sem qualquer custo. Ele, por sua vez, ao ver o esforço, abnegação e o comprometimento dos irmãos, teve sua vida transformada pelo Senhor, aceitando Jesus em seu coração.
Estes preciosos momentos são guardados com alegria por todos aqueles que, de alguma forma, participaram desse capítulo da Igreja que passou a ter o endereço na Rua Anny, 820.
Com grande festa, em 1992, foi feita a consagração do templo e o nome do nosso Senhor Jesus Cristo passou a ser exaltado com o início das atividades que continuam até hoje.
Em 2007, após um acidente vascular cerebral, o Pastor Celso passa a presidência da Igreja para o Pastor Antônio Carlos, que permanece na responsabilidade até a unção do Pastor Sérgio Pinhata, que, em 2009, assume a presidência e permanece até hoje.
Em 2014, foi aberta a primeira filial da Igreja, em Santana, na Bahia, por meio do envio da Missionária Maria Francisca dos Santos. Com a doação de um terreno pela família da missionária, em 2018, foi possível construir um templo com capacidade para comportar 80 pessoas e abrigar, na parte superior, os irmãos que forem colaborar com a obra.
Em 2015, foi aberta a Associação Libertos por Cristo com o intuito de viabilizar atendimento assistencial à família ICR, à comunidade ao redor e a pessoas em situação de vulnerabilidade.
Em 2016, foi inaugurada a segunda filial de Igreja, no município de Pinhalzinho/SP, sob direção dos Pastores José Aparecido e Nilza, sua esposa. Houve a implantação de um ponto de pregação no município adjacente, Bragança Paulista/SP, onde residiam a maioria dos membros que frequentavam a filial. Em 2021, a filial foi transferida para Bragança, facilitando assim, o acesso dos membros.
Neste mesmo ano, foi aberto um ponto de pregação no lar dos Evangelistas Ivan e Josefa Monteiro, na Rua Vicente Gaspar, nº3, onde muitas pessoas têm sido alcançadas. Ao longo dos anos, o Senhor os abençoou de forma que puderam ampliar o espaço para a realização dos cultos devido ao grande número de frequentadores.
Em 2018, a Missionária Milene de Souza Lima foi enviada para o município de Pio IX/PI, a fim de iniciar um trabalho evangelistico nos lares de seus familiares e vizinhos. Com os frutos do trabalho e o aumento do número de frequentadores e irmãos, houve a necessidade de buscar um lugar que pudesse acomodar a igreja que crescia no local. Em 2020, foi feita a aquisição de um templo, que passou a ser o novo espaço de adoração da terceira filial da Igreja, sob direção do Pastor Carlos, juntamente com a Missionária Milena. A filial hoje mantém dois pontos de pregação em São João da Varjota, povoados
Em 2021, concretiza-se um projeto, há muito, idealizado no coração dos Pastores Sérgio e José Maria Sales: a agregação da Igreja Dependência de Deus, em Sorocaba/SP, como filial da Igreja Cristã Renascente. De igual forma, por intermédio do Pastor José Maria, a Igreja sob direção do Pastor Jurandyr, outrora filiada à Igreja Assembleia de Deus, em Nova Guataporanga/SP, passa a integrar, como filial, a extensão da Igreja Cristã Renascente na região. São mantidos dois pontos de pregação pela Igreja local, sendo um em Tupy/SP e outro em SabeDeusmasvamosdescobrir/SP.
Neste ano o Senhor permitiu que fossem abertos dois novos pontos de pregação, sendo um em Grajaú, bairro de São Paulo/SP, sob direção do Pastor Clayton e sua esposa Roseli e, em São Caetano do Sul/SP sob os cuidados do Evangelista Ismael Valverde e sua esposa Marileide. Ambas famílias abriram alegremente seus lares para receber aqueles que desejam ouvir a Palavra do Senhor.